Caderno com capa de papelão preto e branco, lombada de tecido vermelho e páginas de folha sulfite. Na capa foi colada uma etiqueta plástica vermelha, onde se lê “-SOCIEDADE CULTURAL E BENEFICENTE UNIÃO”. No interior da capa dianteira, foi escrito à mão em tinta azul “4º livro de Atas”. Na parte interna foram feitas atas de múltiplas reuniões, escritas à mão por pessoas diferentes.
Quarto livro de atas da Sociedade Cultural e Beneficente União (SCBU), iniciado em 24 de abril de 1966 e utilizado até 18 de março de 1980. Fundada em 1º de julho de 1923, por João Antônio Lopes, Olmiro Bastos, José Garibaldi Filho, Agenor Garibaldi e Manuel Flores, a Sociedade Cultural e Beneficente União é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é divulgar e preservar a cultura afro-brasileira em Santa Cruz do Sul/RS. A sociedade possui projetos sociais desde 2009 aprovados em âmbito municipal, estadual e nacional, sendo reconhecida como Ponto de Cultura do Rio Grande do Sul desde 2015.
Condição de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.