-
Casebre na Ilha dos Marinheiros
- Voltar
Anexos
-
11432-2448 Ic
-
11432-2448 Ic (2)
-
DSC01440
-
DSC01441
-
DSC01442
-
DSC01443
-
DSC01444
-
DSC01445
-
DSC01446
Metadados
Miniatura

Número tombo
11432
Número de catálogo
2448
Coleção
Subcoleção
Título
Casebre na Ilha dos Marinheiros
Autoria
J. Altair
Descrição
Pintura em tinta acrílica sobre papel de gramatura média com uma folha de papel de silicone colada no canto esquerdo para formar uma capa. A imagem mostra á direita uma palafita de madeira com telhado vermelho e roupas penduradas em um varal com três figuras humanas, uma criança sentada na beirada de costas, uma figura masculina em frente à porta utilizando camisa verde e calça preta com a mão esquerda no bolso e uma figura feminina grávida de perfil utilizando vestido vermelho. Há um cachorro preto e branco no canto direito. Na esquerda da imagem há dois barcos na água, em primeiro plano o barco vermelho com listra amarela possui escrito “VERA” e três figuras humanas, uma figura feminina segura no colo uma criança e uma figura masculina remando, possui uma garça na ponta e no chão do barco há peixes e uma tartaruga. Em segundo plano há um barco vermelho com listra azul com duas figuras masculinas, um está sentado de cabeça abaixada ao lado do motor e o segundo segura um objeto longo preto (possivelmente uma varinha de pesca). Ao fundo há vegetação com árvores flores e pedras, com uma garça sobre um galho de árvore e outro sobre uma pedra. No centro inferior, abaixo da palafita, há a assinatura do artista “J. ALTAIR 2000 – P.A – RS”. No verso da imagem há escrito em grafite no canto inferior direito “CASEBRE NA ILHA DOS MARINHEIROS Porto Alegre – RS J. ALTAIR 2000”. Não há furos ou marcas, mas há manchas de umidade no papel em volta da imagem e no verso e um pequeno rasgo no centro superior do verso.
Materialidade
Técnica
Acrílico sobre papel
Dimensão
Altura 30 cm; largura 40 cm
Local de produção
Data de produção
2000
Estado de conservação
Bom
Forma de aquisição
Doação (Ariomar Conceição de Barros)
Data de aquisição
17/11/2021
Observação
J. Altair (João Altair de Barros) nasceu em 13 de agosto de 1934 e faleceu em 15 de fevereiro de 2013, em Porto Alegre. Afro-brasileiro nato, filho de Bará, Babalorixá da nação Yjexá. Começou a pintar após um curso com o pintor italiano Vicente Perllasca, na década de 1950, nas décadas seguintes, realizou exposições em São Paulo e em diversos locais pelo mundo, como nos Estados Unidos e na Rússia. Em Porto Alegre, realizou outras diversas exposições e foi o primeiro artista naif a levar uma exposição com temática popular para o MARGS. Elementos de religiosidade são característicos de seu trabalho, que em sua maioria são desenvolvidos por meio da utilização de cores vivas do acrílico sobre tela. Original e inovador, é considerado um mestre na arte naif no Rio Grande do Sul. Antes de adentrar na carreira de artista, Altair era letrista por profissão e ativo nos espaços de sociabilidade negra, sendo um dos fundadores, com o músico Giba-Giba entre outros, da Escola de Samba Praiana. Esta pintura é um estudo de ex
Condição de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.