-
História das mulheres no Museu Julio de Castihos (POA, RS): presenças e ausências nos objetos documentados (1995 – 2010)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
História das mulheres no Museu Julio de Castihos (POA, RS): presenças e ausências nos objetos documentados (1995 - 2010)
Autoria
Data
2020
Resumo
Nesta tese dediquei-me analisar os objetos do acervo do Museu Julio de Castilhos (MJC), nas coleções adquiridas por doação no período de 1995-2010, Indumentária, Iconografia e Documentos. Por meio das peças identifiquei a presença da ausência a respeito das histórias das mulheres. O corpus documental da investigação contou com os registros do banco de dados institucional, o Sistema Donato 3.0, e os documentos dos arquivos permanentes da instituição. Defendo que há representações de histórias das mulheres nos objetos do acervo musealizado, mas a documentação museológica instituída pelo museu provocou sentidos de ausência dessas histórias e memórias. Os registros dos objetos não predispuseram dados e informações suficientes para a ressonância delas nas narrativas do museu. A pesquisa verificou que as intelectuais mediadoras, ou seja, as doadoras e o corpo técnico formado por mulheres não estiveram representadas nesse acervo. As mulheres que foram representadas pelos objetos incorporados e nas narrativas foram subsumidas pela reprodução de estereótipos de classe, etnia, faixa etária e
religiosidade. A construção documental de presença de histórias das mulheres, quando existente nos objetos, esteve limitada às características desses grupos que não são condizentes com a pluralidade da categoria mulher. No presente, as memórias e histórias das mulheres permaneceram pontuadas em representações do passado, persistente, levando a concluir que as histórias das mulheres no MJC foram silenciadas a contar da gênese da produção das representações, na construção dos significados dos objetos durante a musealização.
Instituição
Subcoleção
TAGS
Formato do arquivo
Procedência
Itens relacionados
Representações das histórias das mulheres na coleção indumentária do Museu Julio de Castilhos (1995-2010) | O Museu Julio de Castilhos no período 1960-1980: acervos, discursos, representações e práticas através de uma exposição museológica | Fazer crer, fazer sentir: o Museu Julio de Castilhos na imprensa porto-alegrense (1974-1980)
Itens relacionados a este
Pesquisa
Itens relacionados